segunda-feira, 21 de outubro de 2013

TOP 10( diferenças entre Brasil e EUA)

Morar em um novo país como os Estados Unidos envolve uma série de mudanças. Além da distância das origens, da mudança de cenário e de língua, o principal (e que muita gente esquece ou desconhece) é a imersão numa nova cultura, com hábitos, costumes e leis bem diferentes. E, claro, como tudo, isso tem o lado bom (aprender muito, conhecer coisas e gente nova) e o lado ruim (ser pego fazendo coisa errada e se dar mal).Nesse post eu vou falar um pouco sobre a cultura americana e da cultura brasileira.

  1. Quando você já estiver dirigindo, fique esperto: placa de PARE (STOP) nos EUA significa PARE mesmo. Ainda que sejam duas ou três horas da manhã, não é para diminuir a velocidade e seguir (como se faz em muitos lugares por aqui), precisa parar antes de seguir.
  2. É proibido beber em qualquer lugar público. Para os maiores de 21 anos (que é o drinking age), beber andando na calçada, praia, clube, campus, etc, dá cadeia.
  3. Boate só vai até duas da manhã. Quando dá duas horas, a luz acende na sua cara mesmo. Portanto, não fique no meio da pista com a aquela cada de espanto, perguntando “o que aconteceu?”, que vai ser o maior mico.
  4. Raramente, uma mulher cumprimenta outra mulher ou homem com beijinhos no rosto. O cumprimento é um aperto de mão. Dê uma checada no seu ambiente antes de começar a distribuir beijinhos para todos. Eles podem interpretar mal.
  5. O sinal de OK (com a mão) nos EUA é extremamente comum. Em alguns países (entre eles o Brasil), o sinal de OK (com um leve posicionamento diferente da mão) significa uma ofensa. Por isso, não se ofenda se alguém dirigir um gesto como esse para você. Não vá arrumar encrenca à toa.
  6. O frio americano é bem diferente do frio brasileiro. Se nos EUA, as temperaturas são bem mais baixas (exceção Florida, Havaí, Califórnia, e outros estados do Sul), no Brasil passa-se muito mais frio por causa da falta de calefação e de estrutura para o frio. Lá eles estão super preparados e você não sofre como imagina que poderia sofrer. Aliás, nem perto disso. Fique tranqüilo.
  7. Para os americanos é normal e faz parte da rotina levar parte da comida para casa depois de comer em um restaurante. Chamado doggy bag ou left over, o garçom sempre pergunta se você quer levar o restante da sua refeição quando você deixa uma quantia grande no prato. As porções aqui nos EUA normalmente são grandes, e por isso é bem comum sobrar bastante e levar uma parte da comida para casa;
  8. Quando as crianças têm febre, os pais dão algum medicamento para baixar a febre e depois dão um picolé! Aqui ele é chamado de popsicle. Não sei se quanto a vocês, mas na minha familia sempre que estávamos com febre não podíamos tomar gelado.
  9. Muitos americanos têm o hábito de tirar os sapatos ao entrar em casa. Cada lar tem sua própria etiqueta quanto a isso. Cheque se será preciso deixar os seus na entrada. E uma dica: se os donos da casa estiverem sem, tire o seu sem nem perguntar. Está subentendido…Eu tenho esse problema eu nunca me toco quando tenho que tirar o sapato ou não.
  10. Cachorros abandonados praticamente não existem.Se você olha para as ruas brasileiras e vê muitos animais abandonados e sofrendo, pode ir aos EUA, pois lá praticamente não há animais abandonados e as leis contra maltrato de cachorros são muito severas e levadas a sério. 

Lógico que estas são apenas algumas diferenças entre Brasil e EUA que irão te surpreender, afinal, diferentes culturas, diferentes surpresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário