sábado, 18 de agosto de 2012

Bye bye application!

Finalmente acabei meu application! Semana passada eu o entreguei para a agência e tudo certíssimo! Agora tudo o que me resta é esperar minha cartinha de aceitação..
Book-girl-notebook-pencil-photo-favim.com-278678_large
Enfim, sei que por enquanto o blog está meio parado sem muitos posts, mas juro que mais pra frente vou postar bem mais! hahaha E boas aulas pra todos que como eu ainda estudam! Beijos

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Dicas: Carta para Host Family

Eu já falei em um post sobre a minha carta para Host Family, mas não expliquei muita coisa nem nada, então vim hoje dar algumas dicas sobre como escrever a sua carta para Host Family!   
Escreva de forma legível. A maioria das agências hoje em dia fazem o application online, mas algumas (poucas) ainda fazem à mão. E se esse for o seu caso, escreva com clareza.    
Seja honesto, não finja ser outra pessoa. Essa é a SUA carta e não dos seus amigos ou da sua família, então ok você falar um pouco sobre eles, mas a host family quer saber sobre você.  
Quanto mais melhor. Isso mesmo, quanto mais melhor! Quando a família estiver lendo sua carta e você não dá detalhes nem nada sobre você, além de ficar uma carta meio entendiante eles vão acabar não sabendo muito sobre você o que é um ponto negativo. Mas também não precisa exagerar escrevendo um livro sobre você hahahahhaha   
Não tenha tanta pressa. Eu sei que as vezes te dão pouco tempo para preencher o application, mas não precisa ser tão apressado. Tenha seu tempo e reflita sobre você mesmo, anote faça sua carta com calma! A pressa é inimiga da perfeição.   
Por que você quer ser um intercambista? Essa é uma ótima questão pra falar. As famílias muitas vezes tem essa curiosidade e isso pode ter dar mais pontos quando chegar a sua hora de ser escolhido. 
Suas restrições. Muitas pessoas tem suas restrições como alimentares ou alérgicas. Se você é vegetariano ou tem uma restrição importante, fale sobre isso!   
Hobbies e atividades. Você tem algum hobbie? Qual é? Oque você faz quando não está no colégio? Conte tudo! As famílias gostam de saber se você pratica algum esporte e é expert nisso ou se simplesmente gosta de jogar por diversão, se prefere ficar em casa com a família nos finais de semana ou se gosta de sair com seus amigos. Comente se você pretende continuar praticando esportes (se você já pratica aqui) ou que pretende tentar outros.
Instrumentos musicais. Muitas famílias adoram estudantes que tocam instrumentos, e se você não toca, mas quer aprender é algo legal de falar. Caso você toque conte se você tem uma banda, se você costuma tocar sempre ou se é de vez em quando e só por diversão.
Seu estilo musical. Isso parece até bobagem hoje em dia, mas sinceramente conta muito na escolha! E por mais que seja chato isso é uma coisa que você pode evitar falar, principalmente se você citar que adora metal, rock e punk... Digamos que ainda hoje é um ponto negativo para algumas famílias.   
Onde você mora e estuda. Fale um pouco sobre a sua cidade e escola... Como elas são? Quais são suas principais qualidades?
Rotina. Já que eles querem te conhecer é claro que também querem saber sobre seu dia-a-dia! O que você faz durante a semana? E nos finais de semana? Durante as férias e feriados você gosta de viajar?   
Desejos. Não fale só sobre o que deseja lá e tente falar também sobre o que você deseja COM eles.   
Minha família e amigos. Sabemos que vai ser algo muito difícil ficar sem eles, e é sempre bom falar um pouquinho, principalmente da família!   

EVITE: Não seja egocêntrico. Tenha cuidado ao citar bandas e músicas que você gosta (se for citar alguma). Não pareça focado em Hobbies que sejam apenas passatempos, como: ouvir música, ficar na internet e fazer compras. Não fale sobre namorado(a). Não fale só sobre seus amigos e nada sobre sua família, podem pensar que você é independente demais ou que é aquele estilo de adolescente rebele que detesta a família. E o principal, nunca mencione uma cidade em particular que você queira ficar, por exemplo New York City, por que as famílias podem não te escolher por isso, afinal a maioria delas não é de lá. Também não cite sobre o quanto você adoraria morar na praia, por que assim como especificar uma cidades eles podem pensar que você espera morar na Califórnia. ps. Não é que vocês NÃO PODEM falar disso... É só que seria melhor se fosse evitado algumas dessas coisas (: 

sexta-feira, 3 de agosto de 2012


Se imagine sem seus pais, sua família  seus animais, seus irmãos ou irmãs, seus amigos. Sem ter a rotina de vida que você teve durante todos os anos que você viveu. Tudo desaparece num piscar de olhos, e quando você menos espera, esta se despedindo de todos que você conhece, e subindo em um avião sozinho, indo para um lugar onde você não conhece nada, nem ninguém  nem o que vai acontecer. Você esta totalmente sozinho, e você tem que ser forte, saber lidar com a saudade. Imagine você  sem ninguém por 300 dias. Mas ao contrario de tudo isso, existem muuuitas vantagens. Mais vantagens do que desvantagens com certeza! Quando eu era menor, quando eu tinha uns 7 anos mais ou menos, meu pai sempre me falava que ia me mandar pros Estados Unidos, e eu chorava, porque eu não queria ficar longe deles. Bom, eu era só uma criança. E agora, eu vejo que essa é uma das grandes oportunidades da minha vida. Eu vou conhecer pessoas novas, vou estudar outra língua  viver uma outra cultura. Vou virar uma “cidadã” americana, digamos, por um ano. É uma viagem de que eu nunca vou esquecer. Sempre procuro coisas na internet sobre intercambio, ainda mais agora, que faltam uns 2 meses e poucos dias pra eu viajar. E achei umas dicas que com certeza irão servir muito. Achei nesse site:http://www.englishexperts.com.br/2010/04/26/how-to-prepare-to-study-abroad/. So dicas de como se preparar pra estudar fora. São elas:
Phase One
1. When you first arrive, you are in the honeymoon phase.
Everything seems fantastic and you are excited about the
wonderful opportunities awaiting you.
Phase Two
2. What am I doing here phase?
Feeling misunderstood. He felt that Americans are always saying they are happy, even if they are not.
3. Developing negative and simplistic views of Americans.
4. Seeking the company of people from your country
5. Extreme homesickness
Phase Three
Where is Happy hour? Successful adaptation took an average one semester, beginning happy, crashing into homesickness for a while, the eventually mood rising and leveling off at well adjusted and happy again.
What helped him adjust was understanding the “American phrase book,” the cultural meaning behind the literal words. He gives very good, authentic examples in the videos. The orientation for foreign students is well researched and includes charts of student progress and examples of slang and helpful cultural tips. His advice (and mine as well): Challenge yourself. Make every day count. What you put in is what you get. It’s like Khalil Gibran wrote:
“Your living is determined not so much by what life brings to you as by the attitude you bring to life; not so much by what happens to you as by the way your mind looks at what happens”.
I wish all of you success in your English learning here on the blog, and cross my fingers (wish you luck and a great experience) for everyone who studies abroad.
Quando eu leio esse tipo de coisa, minha ansiedade aumenta mais ainda, nao vejo a hora !!!
Era isso, espero que tenham gostado ...

xoxo... 
LuanGomes

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Desespero do application

Quem é intercambista sabe muito bem do que eu vou falar! Como alguns sabem e outros não, vou explicar o que é o application... Ele é basicamente um dossiê sobre você, falando sobre o que você gosta, como você é e também tem a parte médica e escolar (que são as mais "difíceis"). Você recebe ele impresso ou pela internet, o meu é pela internet e particularmente é muito mais fácil dessa forma, e então tem na média de 20 a 35 dias para preenche-lo... Que é até que bastante tempo, mas você fica desesperado pra fazer tudo. Faltam apenas 8 dias para que eu tenha que entregar ele, mas como eu estava viajando eu não consegui fazer a parte médica e escolar ainda, estou na maior correria!

E gente sinceramente é a parte mais exaustiva do pré-intercâmbio, pelo menos é o que todos falam e também o que estou achando até agora né... 
Tumblr_ld2qnm2jod1qe04a6o1_500_large
Uma parte que fiquei aflita foi a escolar, digamos que não sou uma aluna exemplar e tenho sim uma ou duas notas vermelhas no boletim, o que não é boa coisa, mas depois de conversar bem com a agência me falaram que como não são notas tão baixas e são em matérias que não afetam tanto no intercâmbio, esta tudo ok!
A pior parte de tudo isso não é só o medo de talvez não dar tempo, mas também por que vou ter que tomar algumas vacinas, e eu odeio tomar vacina.... Provavelmente vou amanhã e aqui estou eu morta de desespero, na verdade um duplo, pelo application em si e pelas vacinas...
Antes que eu me esqueça vou confessar que também estou com medo dos exames médicos, afinal quem me conhece sabe que eu não me alimento bem... É eu não como legumes, vegetais e frutas! Por isso se der algo errado eu vou me culpar pra caramba, mas fazer o que eu simplesmente não consigo comer o que eu não quero... Podem achar que isso seja um pouco coisa de menina mimada, mas não é! Eu sou assim só com comida, fresca mesmo eu admito... Mas como disse nas metas vou me esforçar para comer melhor! Afinal nos EUA eu vou ter que me alimentar bem né, comer o que a família for comer e eu sei muito bem disso... 
Meus amigos e familiares me perguntaram bastante disso e eu estou certa do que quero mesmo com essa consequência!
Pelo que vocês leram devem achar que estou desesperada com tudo né, mas é isso mesmo eu estou! Quero que dê tudo certo logo... E que apesar de ser uma etapa chata, sei que no final tudo vai valer a pena!

Ps. Daqui algum tempo eu faço um post explicando melhor o application, agora foi uma mini explicação com desabafo! haha

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Esqueci de me apresentar...

Oi, meu nome é Luana hahaha e eu to fazendo esse blog pra postar coisas sobre meu dia-a-dia, fotos, enfim. Eu fiz esse blog pra que as pessoas que eu realmente queria que lessem , mas, como é um blog, todo mundo pode ver, e eu não sei se quem vai ver me conhece ou não, mas enfim, é por isso que eu to fazendo essa mini-apresentação :). Eu vou fazer o meu intercambio pros EUA por 1 ano e meio,vou fazer o high school. Vou ficar na casa de uma família americana, ir para a escola assim como eu ia aqui em São Paulo todos os dias. Pretendo fazer algum curso na escola (se tiver, claro), praticar esportes, essas coisas. Tenho 16 anos mas faço 17 em janeiro. Eu vou fazer o 11th grade e 12th grade, o que seria o mesmo que 2º e 3º ano aqui no Brasil. Lá, as aulas começam em Setembro(na maioria das escolas), então eu vou fazer metade do 2º e terminar o 3º la nos EUA. Eu sei que eu vou engordar(quero falar isso em outro post), eu sei que eu vou sentir saudades tanto na ida pra la, quanto na volta pra cá, eu sei que vai ser uma experiencia única, eu sei de varias coisas, sei também que o intercambio não é fácil pra ninguém  porque você tem que lidar com a saudade, ter a coragem de deixar aqui no Brasil tudo o que você conquistou durante sua vida inteira, suas amizades, sua família. Sabe, as vezes eu acho que o intercambio vai me fazer crescer MUITO como pessoa, vai me dar outra visão do mundo. Minha vida vai mudar totalmente, porque cada família tem seus costumes, e nada que eu faço aqui no Brasil, vai acontecer la. Minha rotina, TUDO, vai mudar, e eu vou ter que que me acostumar com tudo isso, porque o intercambio também serve para adaptação em um lugar desconhecido, e saber lidar com isso. Eu vou sentir TANTA saudade de tudo o que eu tenho aqui, que eu não quero nem pensar nisso agora. Só de pensar já me da um frio na barriga… de pensar que eu não vou mais ver minha família todo dia… de pensar que eu não vou mais ver minha mãe todo dia, nem meu cachorro… isso me da uma vontade ENORME de chorar. Sabe, não é uma semana sem ver seus pais, nem um mês  é UM ANO E MEIO sem ver eles, é não passar o natal, o ano novo, é não poder abraçar eles nos momentos mais difíceis...  é muito duro ter que suportar essa ideia  Mas é nessa hora que eu paro, e penso, o quanto essa viagem vai ser maravilhosa em todos os sentidos, e a tristeza passa…


Bom, acho que é isso que eu queria falar mesmo, como apresentação, se faltar alguma coisa eu falo nos outros posts, que eu vou fazer muuitos ainda!
Espero que tenham gostado

xoxo... 
LuanGomes