Primeiros passos


Ok, eu quero fazer intercâmbio, mas e agora, o que eu faço? Muita gente, assim como eu antigamente, tem muitas dúvidas em relação ao intercâmbio e como muitos blogs me ajudaram, quero poder ajudar vocês também, com algumas dicas para quem está planejando um intercâmbio e não sabe por onde começar.

Espero que gostem!


1) Qual país escolher?
Tudo depende da língua que você quer aprender, mas as opções são bem variadas. Pense qual é mais fácil ou qual você quer aprender, e pesquise os países que falam essa língua. O clima também é muito importante. Se você não gosta de calor, por exemplo, talvez não goste da Austrália, pois é um país tipicamente caloroso, e se não gosta de frio, o Canadá talvez não seja boa escolha. Maaas tudo depende do seu ver! Nada é o que parece e você pode acabar adorando. Outro fator importante é o preço. Há países em que o preço da viagem possa acabar sendo o dobro de um outro país, então uma dica que eu tenho é sempre ter 2 opções. Minha primeira opção era a Austrália, mas por conta do preço, foi a 2º opção, os EUA.

2) Qual agência é melhor?
A escolha varia de pessoa pra pessoa. Eu mandei e-mail para muitas agências, visitei só 2 e escolhi uma, a que mais me agradou, tanto com atendimento quanto preço. Só jogar no Google que você vai ver uma meia duzia de agências que fazem intercâmbio, mas é sempre bom pesquisar antes. Pergunte a amigos ou conhecidos que já foram, se gostaram, se tiveram problemas e etc.

3) Qual o melhor programa?
Existem diversos tipos de programas para você escolher! Eu, por exemplo, escolhi o High School, mas existem programas de curso de idiomas, Au Pair, programa de faculdade, cursos nas férias, para trabalhar fora do país, entre muitos outros. Cabe a você e seus pais decidirem qual programa se encaixa melhor com você e obvio, com sua faixa etária. Há muitos outros cursos que as agências te informam, mas é bom procurar antes para ver o que você quer.

4) Qual duração escolher?
Tudo isso, denovo, depende do seu interesse lá fora e dos seus objetivos. Há programas de 1 mês (como no curso de férias/ingles), 6 meses e 1 ano. Quanto tempo você acha que aguenta longe da sua família e amigos? Há quem ache que vai morrer de saudades e faz 6 meses, como há quem não tenha problemas com isso e faça 1 ano. Isso é particular e vai depender somente de você.

5) Encontrei a agência que mais se encaixava comigo, e agora? Espero sentada?
Não! O processo pra organizar uma viagem de intercâmbio tem que ser feita com no mínimo 7/8 meses de antecedência. Por exemplo, se você for viajar em Agosto, comece a organizar as coisas já em Janeiro. Porque tão cedo? Porque é um processo chato que demora, tanto pra preencher application, fazer exames, tirar visto, todos os documentos etc. Quando eu tinha decidido que queria fazer intercâmbio, minha viagem seria em Agosto e eu comecei a procurar agências em Novembro.

6)Já fechei o programa, quanto tempo demora para meu placement chegar?
Infelizmente, não tem como saber. Seu placement pode chegar 3 meses antes (meu caso) como 1 semana antes de embarcar. Não, você não foi o último a ser escolhido, nem é a sobra, e não é culpa da sua agência! É por conta da organização que as vezes demora para mandar para sua agência os dados e tudo mais.

*Placement: documento que fala aonde você vai morar, sua escola e família

Espero ter tirado esclarecido algumas coisas e que isso possa ter ajudado vocês! Qualquer outra dúvida só perguntar aqui no blog!

2 comentários:

  1. Você escolheu fazer por quanto tempo o intercâmbio?

    ResponderExcluir
  2. Você estuda e trabalha onde você faz intercâmbio?

    ResponderExcluir